Mostrando postagens com marcador Piauí. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Piauí. Mostrar todas as postagens

Colônia do Piauí teve limites territorial redefinidos pelo Governo

junho 19, 2026

Nova delimitação territorial também envolve Floresta do Piauí, Vera Mendes e Patos do Piauí; medida foi sancionada após aprovação na Alepi e estudos técnicos do IBGE.

O Governo do Piauí sancionou a redefinição dos limites territoriais de quatro municípios piauienses, entre eles Colônia do Piauí, cidade da região de Oeiras. A medida também contempla Floresta do Piauí, Vera Mendes e Patos do Piauí.

A alteração foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira, 18 de junho de 2026, após aprovação pela Assembleia Legislativa do Piauí. A atualização das divisas foi baseada em estudos técnicos realizados pelo IBGE e discutida pela Comissão de Estudos Territoriais do Piauí.

Mapa 2022 - Colônia do Piauí - IBGE

Com a nova delimitação, áreas e povoados que antes pertenciam a um município poderão passar à administração de cidades vizinhas. A mudança pode impactar diretamente a arrecadação, a distribuição de recursos públicos e a prestação de serviços nas localidades envolvidas.

No caso de Colônia do Piauí, a redefinição reforça a importância do debate sobre organização territorial na região de Oeiras, especialmente pela influência que essas mudanças podem ter no planejamento administrativo e na vida da população.

Piauiense de Luzilândia é encontrado morto embaixo de caminhão em São Paulo

junho 16, 2026

Um homem identificado como José Paulo, de 31 anos, natural de Luzilândia PI, foi encontrado morto na manhã do último sábado (13/06) embaixo de um caminhão estacionado em Indaiatuba, no interior de São Paulo. O corpo estava na rua Serafim Gilberto Candello, antiga rua 32, no bairro Jardim Morada do Sol.

José Paulo havia se mudado para São Paulo há cerca de três meses em busca de novas oportunidades de trabalho e melhores condições de vida.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (SAME) foram acionadas por volta das 10h30, mas ao chegarem ao local constataram que a vítima já estava sem vida.

A Guarda Civil Municipal realizou o isolamento da área até a chegada da Polícia Civil e da perícia técnica. As circunstâncias da morte ainda são desconhecidas e serão apuradas pelas autoridades competentes.

Pacto pelos Animais prevê castração de 21 mil cães e gatos e distribuirá ração

junho 16, 2026

O governador Rafael Fonteles lançou, nesta terça-feira (16), o Pacto pelos Animais, programa que prevê uma série de políticas públicas voltadas ao bem-estar e à proteção dos animais no Piauí.

Entre as ações anunciadas estão a castração de 21 mil cães e gatos e a distribuição de uma tonelada de ração por mês. Outra iniciativa é a implantação de conteúdos sobre cuidados com os animais e combate aos maus-tratos na rede estadual de ensino.

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Feliphe Araújo, informou que foi adquirido um ônibus adaptado para castrações, batizado de "Buzão da Castração". A unidade começará a funcionar nesta quarta-feira (17), na Praça da Integração, no bairro Parque Piauí, em Teresina.

Também participam do pacto as Secretarias de Saúde e de Segurança Pública. A área da Saúde atuará na distribuição de vacinas antirrábicas e no apoio às ações de castração. Já a Segurança Pública reforçará os canais de denúncia para casos de maus-tratos.

"É uma política pública permanente, com a previsão de alcançar mais de 80% de cobertura vacinal antirrábica e implantar ações de educação sobre bem-estar animal em 100% das escolas estaduais", afirmou o secretário.

Participaram da solenidade o senador Marcelo Castro, os deputados Jadiel Alencar, Marcos Aurélio Sampaio e Merlong Solano, além de representantes de entidades de proteção animal, como a Apipa e o Lar do Nando.

O governador Rafael Fonteles destacou a importância da causa animal e ressaltou a necessidade da participação dos municípios e do apoio parlamentar para ampliar as ações.

"Queremos que esse pacto chegue a todos os rincões do estado. Contamos com o apoio das ONGs, dos protetores e dos municípios para a construção de abrigos destinados a animais vítimas de maus-tratos", afirmou.

Professora morre em grave acidente envolvendo o prefeito de Tamboril do Piauí

junho 11, 2026

O prefeito de Tamboril do Piauí, Glauert Coelho, se envolveu em um acidente de carro na tarde desta quarta-feira (10), na BR-316, na região de Lagoa do Piauí, enquanto seguia para Teresina. A professora Andreza Santos, que também estava no veículo, não resistiu aos ferimentos e morreu.

Em nota divulgada nas redes sociais, a Prefeitura de Tamboril do Piauí lamentou a morte da professora. Confira a nota no fim desta matéria.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu no km 45 da rodovia, no trecho entre Monsenhor Gil e Lagoa do Piauí. No veículo estavam o prefeito, a professora e pelo menos outras quatro pessoas. O carro saiu da pista e capotou.

De acordo com a PRF, o condutor perdeu o controle da direção. O veículo girou sobre a pista, saiu do leito da rodovia e capotou várias vezes até parar com as rodas voltadas para o solo. A polícia informou que uma reação tardia do motorista pode ter contribuído para o acidente.

A professora Andreza Santos e outro ocupante sofreram ferimentos graves. Ainda conforme a PRF, uma das vítimas foi ejetada para fora do veículo, o que pode indicar a ausência do uso do cinto de segurança no momento do acidente.

O teste do bafômetro não foi realizado porque o motorista e os demais ocupantes foram socorridos e encaminhados ao Hospital de Demerval Lobão. Andreza Santos morreu pouco depois de dar entrada na unidade de saúde. Em seguida, parte das vítimas foi transferida para hospitais em Teresina.

A Prefeitura de Tamboril do Piauí informou que o prefeito Glauert Coelho e os demais ocupantes do veículo passam bem. Também foi divulgada nota de pesar pelo falecimento da professora.



Micro-ônibus pega fogo no Piauí

junho 10, 2026

Um micro-ônibus ficou destruído após pegar fogo na PI-116, entre Carapebas e Camurupim, próximo ao município de Luís Correia, no Piauí. A ocorrência foi registrada na tarde desta terça-feira (09).

Segundo o 3º Grupamento de Bombeiros Militar, a corporação foi acionada por volta das 16h e encontrou no local o veículo tomado pelas chamas. O motorista havia deixado o local e o micro-ônibus não possuía ocupantes.

O Corpo de Bombeiros precisou utilizar duas mangueiras totalizando aproximadamente 3 mil litros de água, com rescaldo e sinalização da área. O procedimento durou cerca de 2h.

Após finalizar, não foi possível identificar o veículo devido à ausência de placa que também ficou danificada. O veículo foi posteriormente removido do local. A causa do incêndio será investigada.

Operação policial cumpre mandados de prisão em Floriano e mais 4 municípios do Piauí

junho 10, 2026

As Polícias Civil e Militar realizaram ações integradas na segunda (08) e terça-feira (09), que resultou no cumprimento de 10 mandados de prisão nos municípios de Piracuruca, Demerval Lobão, Floriano, Castelo do Piauí e Teresina.

Conforme as forças de segurança, as prisões ocorreram no âmbito das operações Mulher Segura e Divisa, com foco na intensificação do combate à criminalidade e na garantia do cumprimento de decisões judiciais em todo o país.

Operação Policial cumpre 10 mandados de prisão em cinco municípios piauienses

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) destacou que, os alvos são investigados ou condenados por crimes como descumprimento de Medida Protetiva de Urgência, roubo, homicídio, posse e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, estupro e estupro de vulnerável.

O diretor de Inteligência da SSP-PI, delegado Yan Brayner, apontou que as prisões mostram a eficiência da integração entre os órgãos de segurança. “Estamos atuando de forma coordenada para localizar e prender pessoas que possuem mandados judiciais em aberto, especialmente investigados e condenados por crimes graves. A inteligência tem um papel fundamental nesse processo, permitindo que as forças de segurança atuem de maneira precisa e eficiente. Essas operações reforçam nosso compromisso com a proteção da sociedade e com o cumprimento das decisões da Justiça”, pontuou.

Radio Nossa Terra FM inicia transmissões em Colônia do Piauí

junho 05, 2026

A Rádio Nossa Terra FM iniciou suas transmissões em caráter experimental em Colônia do Piauí. A emissora comunitária entrou no ar no dia 1º de junho, marcando a concretização de um projeto construído ao longo de vários anos pela Associação Coloniense de Radiodifusão Comunitária.

Fundada em julho de 2011, a associação surgiu com o propósito de ampliar os espaços de comunicação no município e oferecer à população um canal voltado aos acontecimentos locais, à cultura regional e aos temas de interesse coletivo.

A chegada da rádio representa um novo meio de acesso à informação para os moradores de Colônia do Piauí. Com programação voltada para a realidade do município, a emissora busca aproximar os ouvintes dos fatos que fazem parte do cotidiano da cidade e da região.

Além da transmissão em frequência modulada, a Nossa Terra FM também está presente na internet por meio da Rádio Web, permitindo que a programação seja acompanhada por colonienses que vivem em outras cidades e estados.

A Nossa Terra FM possui alcance estimado em um raio de até 25 quilômetros e, nesta etapa inicial de funcionamento, realiza ajustes técnicos e organizacionais próprios do período experimental. A programação é transmitida diariamente, das 6h às 22h.
 
Copyright © Colônia News. Designed by OddThemes