Mostrando postagens com marcador Piauí. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Piauí. Mostrar todas as postagens

Colônia do Piauí teve limites territorial redefinidos pelo Governo

junho 19, 2026

Nova delimitação territorial também envolve Floresta do Piauí, Vera Mendes e Patos do Piauí; medida foi sancionada após aprovação na Alepi e estudos técnicos do IBGE.

O Governo do Piauí sancionou a redefinição dos limites territoriais de quatro municípios piauienses, entre eles Colônia do Piauí, cidade da região de Oeiras. A medida também contempla Floresta do Piauí, Vera Mendes e Patos do Piauí.

A alteração foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira, 18 de junho de 2026, após aprovação pela Assembleia Legislativa do Piauí. A atualização das divisas foi baseada em estudos técnicos realizados pelo IBGE e discutida pela Comissão de Estudos Territoriais do Piauí.

Mapa 2022 - Colônia do Piauí - IBGE

Com a nova delimitação, áreas e povoados que antes pertenciam a um município poderão passar à administração de cidades vizinhas. A mudança pode impactar diretamente a arrecadação, a distribuição de recursos públicos e a prestação de serviços nas localidades envolvidas.

No caso de Colônia do Piauí, a redefinição reforça a importância do debate sobre organização territorial na região de Oeiras, especialmente pela influência que essas mudanças podem ter no planejamento administrativo e na vida da população.

Piauiense de Luzilândia é encontrado morto embaixo de caminhão em São Paulo

junho 16, 2026

Um homem identificado como José Paulo, de 31 anos, natural de Luzilândia PI, foi encontrado morto na manhã do último sábado (13/06) embaixo de um caminhão estacionado em Indaiatuba, no interior de São Paulo. O corpo estava na rua Serafim Gilberto Candello, antiga rua 32, no bairro Jardim Morada do Sol.

José Paulo havia se mudado para São Paulo há cerca de três meses em busca de novas oportunidades de trabalho e melhores condições de vida.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (SAME) foram acionadas por volta das 10h30, mas ao chegarem ao local constataram que a vítima já estava sem vida.

A Guarda Civil Municipal realizou o isolamento da área até a chegada da Polícia Civil e da perícia técnica. As circunstâncias da morte ainda são desconhecidas e serão apuradas pelas autoridades competentes.

Pacto pelos Animais prevê castração de 21 mil cães e gatos e distribuirá ração

junho 16, 2026

O governador Rafael Fonteles lançou, nesta terça-feira (16), o Pacto pelos Animais, programa que prevê uma série de políticas públicas voltadas ao bem-estar e à proteção dos animais no Piauí.

Entre as ações anunciadas estão a castração de 21 mil cães e gatos e a distribuição de uma tonelada de ração por mês. Outra iniciativa é a implantação de conteúdos sobre cuidados com os animais e combate aos maus-tratos na rede estadual de ensino.

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Feliphe Araújo, informou que foi adquirido um ônibus adaptado para castrações, batizado de "Buzão da Castração". A unidade começará a funcionar nesta quarta-feira (17), na Praça da Integração, no bairro Parque Piauí, em Teresina.

Também participam do pacto as Secretarias de Saúde e de Segurança Pública. A área da Saúde atuará na distribuição de vacinas antirrábicas e no apoio às ações de castração. Já a Segurança Pública reforçará os canais de denúncia para casos de maus-tratos.

"É uma política pública permanente, com a previsão de alcançar mais de 80% de cobertura vacinal antirrábica e implantar ações de educação sobre bem-estar animal em 100% das escolas estaduais", afirmou o secretário.

Participaram da solenidade o senador Marcelo Castro, os deputados Jadiel Alencar, Marcos Aurélio Sampaio e Merlong Solano, além de representantes de entidades de proteção animal, como a Apipa e o Lar do Nando.

O governador Rafael Fonteles destacou a importância da causa animal e ressaltou a necessidade da participação dos municípios e do apoio parlamentar para ampliar as ações.

"Queremos que esse pacto chegue a todos os rincões do estado. Contamos com o apoio das ONGs, dos protetores e dos municípios para a construção de abrigos destinados a animais vítimas de maus-tratos", afirmou.

Professora morre em grave acidente envolvendo o prefeito de Tamboril do Piauí

junho 11, 2026

O prefeito de Tamboril do Piauí, Glauert Coelho, se envolveu em um acidente de carro na tarde desta quarta-feira (10), na BR-316, na região de Lagoa do Piauí, enquanto seguia para Teresina. A professora Andreza Santos, que também estava no veículo, não resistiu aos ferimentos e morreu.

Em nota divulgada nas redes sociais, a Prefeitura de Tamboril do Piauí lamentou a morte da professora. Confira a nota no fim desta matéria.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu no km 45 da rodovia, no trecho entre Monsenhor Gil e Lagoa do Piauí. No veículo estavam o prefeito, a professora e pelo menos outras quatro pessoas. O carro saiu da pista e capotou.

De acordo com a PRF, o condutor perdeu o controle da direção. O veículo girou sobre a pista, saiu do leito da rodovia e capotou várias vezes até parar com as rodas voltadas para o solo. A polícia informou que uma reação tardia do motorista pode ter contribuído para o acidente.

A professora Andreza Santos e outro ocupante sofreram ferimentos graves. Ainda conforme a PRF, uma das vítimas foi ejetada para fora do veículo, o que pode indicar a ausência do uso do cinto de segurança no momento do acidente.

O teste do bafômetro não foi realizado porque o motorista e os demais ocupantes foram socorridos e encaminhados ao Hospital de Demerval Lobão. Andreza Santos morreu pouco depois de dar entrada na unidade de saúde. Em seguida, parte das vítimas foi transferida para hospitais em Teresina.

A Prefeitura de Tamboril do Piauí informou que o prefeito Glauert Coelho e os demais ocupantes do veículo passam bem. Também foi divulgada nota de pesar pelo falecimento da professora.



Micro-ônibus pega fogo no Piauí

junho 10, 2026

Um micro-ônibus ficou destruído após pegar fogo na PI-116, entre Carapebas e Camurupim, próximo ao município de Luís Correia, no Piauí. A ocorrência foi registrada na tarde desta terça-feira (09).

Segundo o 3º Grupamento de Bombeiros Militar, a corporação foi acionada por volta das 16h e encontrou no local o veículo tomado pelas chamas. O motorista havia deixado o local e o micro-ônibus não possuía ocupantes.

O Corpo de Bombeiros precisou utilizar duas mangueiras totalizando aproximadamente 3 mil litros de água, com rescaldo e sinalização da área. O procedimento durou cerca de 2h.

Após finalizar, não foi possível identificar o veículo devido à ausência de placa que também ficou danificada. O veículo foi posteriormente removido do local. A causa do incêndio será investigada.

Operação policial cumpre mandados de prisão em Floriano e mais 4 municípios do Piauí

junho 10, 2026

As Polícias Civil e Militar realizaram ações integradas na segunda (08) e terça-feira (09), que resultou no cumprimento de 10 mandados de prisão nos municípios de Piracuruca, Demerval Lobão, Floriano, Castelo do Piauí e Teresina.

Conforme as forças de segurança, as prisões ocorreram no âmbito das operações Mulher Segura e Divisa, com foco na intensificação do combate à criminalidade e na garantia do cumprimento de decisões judiciais em todo o país.

Operação Policial cumpre 10 mandados de prisão em cinco municípios piauienses

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) destacou que, os alvos são investigados ou condenados por crimes como descumprimento de Medida Protetiva de Urgência, roubo, homicídio, posse e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, estupro e estupro de vulnerável.

O diretor de Inteligência da SSP-PI, delegado Yan Brayner, apontou que as prisões mostram a eficiência da integração entre os órgãos de segurança. “Estamos atuando de forma coordenada para localizar e prender pessoas que possuem mandados judiciais em aberto, especialmente investigados e condenados por crimes graves. A inteligência tem um papel fundamental nesse processo, permitindo que as forças de segurança atuem de maneira precisa e eficiente. Essas operações reforçam nosso compromisso com a proteção da sociedade e com o cumprimento das decisões da Justiça”, pontuou.

Radio Nossa Terra FM inicia transmissões em Colônia do Piauí

junho 05, 2026

A Rádio Nossa Terra FM iniciou suas transmissões em caráter experimental em Colônia do Piauí. A emissora comunitária entrou no ar no dia 1º de junho, marcando a concretização de um projeto construído ao longo de vários anos pela Associação Coloniense de Radiodifusão Comunitária.

Fundada em julho de 2011, a associação surgiu com o propósito de ampliar os espaços de comunicação no município e oferecer à população um canal voltado aos acontecimentos locais, à cultura regional e aos temas de interesse coletivo.

A chegada da rádio representa um novo meio de acesso à informação para os moradores de Colônia do Piauí. Com programação voltada para a realidade do município, a emissora busca aproximar os ouvintes dos fatos que fazem parte do cotidiano da cidade e da região.

Além da transmissão em frequência modulada, a Nossa Terra FM também está presente na internet por meio da Rádio Web, permitindo que a programação seja acompanhada por colonienses que vivem em outras cidades e estados.

A Nossa Terra FM possui alcance estimado em um raio de até 25 quilômetros e, nesta etapa inicial de funcionamento, realiza ajustes técnicos e organizacionais próprios do período experimental. A programação é transmitida diariamente, das 6h às 22h.

Prefeitura no Piauí abre processo seletivo com 15 vagas imediatas para professores

maio 27, 2026

A Prefeitura de Boqueirão do Piauí abriu um processo seletivo simplificado para a contratação temporária de professores da rede municipal de ensino. Ao todo, são ofertadas 15 vagas imediatas, além da formação de cadastro reserva. As inscrições seguem até o dia 1º de junho e devem ser realizadas exclusivamente de forma presencial. Com informações do Themos Vagas.

De acordo com o edital, há oportunidades para os cargos de professor da educação infantil, anos iniciais, matemática, ciências, português, educação física, história, geografia, inglês, educação de jovens e adultos (EJA) e atendimento educacional especializado.

O processo seletivo contará com avaliação da formação educacional e aplicação de microaula, ambas de caráter eliminatório e classificatório. Os profissionais aprovados receberão remuneração correspondente ao piso do magistério para jornada de 20 horas semanais.

As inscrições devem ser feitas na sede da Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua 26 de Janeiro, nº 335, Centro de Boqueirão do Piauí, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. O edital completo está disponível no site oficial da prefeitura.

Detran libera uso de carro próprio em prova prática da CNH no Piauí; entenda

maio 27, 2026

Já está em vigor no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) a utilização de veículos próprios para realização da prova prática para carteira de motorista no Piauí. Ao Cidadeverde.com a diretora do Detran, Luana Barradas, explica que o solicitante que queira utilizar o novo recurso vai precisar ter o veículo vistoriado devido a normas de segurança.

“O cidadão hoje tem mais opções para retirar a CNH. O cidadão que quer fazer o exame prático no seu veículo ele tem que trazer o veículo para ser vistoriado, a gente coloca o monitoramento, é claro que tem que ter o item de segurança que é o duplo comando, mas é uma oportunidade de o cidadão escolher se faz no seu veículo, ou no do Detran, e claro ter a opção de fazer no carro automático que é o que a lei prevê”, cita.

As mudanças recentes nas regras da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) têm como principal objetivo reduzir os custos para quem deseja tirar a primeira habilitação no Brasil. Entre as medidas discutidas e implementadas estão a flexibilização da obrigatoriedade de aulas em autoescolas, possibilidade de cursos teóricos online e redução da carga mínima de aulas práticas.

Segundo Luana Barradas, o impacto no estado é positivo e as mudanças tem surtido efeito quanto efetividade, facilidade e redução de custos para retirada de CNH.

Piauí tem mais de 2,7 milhões de pessoas aptas a votar nas eleições de 2026

maio 26, 2026

O primeiro turno das Eleições Gerais de 2026 vai ser no dia 4 de outubro e cerca de 2.709.740 eleitores piauienses estarão aptos a comparecer às urnas para escolher presidente da República, governador, senador, deputados federais e deputados estaduais.

De acordo com informações do TRE-PI, do total de eleitores no estado, 2.643.361 já possuem cadastro biométrico realizado junto à Justiça Eleitoral.

Os eleitores estão distribuídos em 74 Zonas Eleitorais que abrangem os 224 municípios piauienses. Ao todo, o estado contará com 11.285 seções eleitorais instaladas em 3.371 locais de votação.

Segundo o TRE-PI, Teresina concentra o maior eleitorado do Piauí, com 592.642 pessoas aptas a votar. Já a 98ª Zona Eleitoral, localizada na capital, é a maior do estado, reunindo 134.694 eleitoras e eleitores.

Na outra ponta, o menor eleitorado do Piauí está no município de Miguel Leão, localizado a cerca de 98 quilômetros ao Sul de Teresina. A cidade, pertencente à 58ª Zona Eleitoral, possui 1.893 pessoas aptas a votar.

Os dados também apontam que as mulheres representam a maioria do eleitorado piauiense em 2026, são 1.401.287 eleitoras, o equivalente a 51,71% do total. Os homens somam 1.308.452 votantes, correspondendo a 48,29%.

Em relação à faixa etária, a maior parcela do eleitorado está entre 45 e 59 anos, com 652.778 pessoas. Em seguida aparecem os grupos entre 35 e 44 anos, com 540.930 eleitores, e entre 25 e 34 anos, com 521.004 votantes.

Conforme o tribunal regional, o eleitorado facultativo também chama atenção. O estado possui 70.056 adolescentes de até 17 anos aptos a votar, além de 185.448 pessoas entre 70 e 79 anos e outros 92.700 eleitores com mais de 80 anos.

Sobre o grau de escolaridade, a maioria dos eleitores piauienses possui ensino fundamental, totalizando 602.082 pessoas. Outros 587.104 possuem ensino médio completo e 499.059 declararam ensino médio incompleto.

Os dados mostram ainda que 343.419 eleitores informaram apenas saber ler e escrever, enquanto 209.044 declararam ser analfabetos. Já o número de eleitores com ensino superior completo chega a 202.104 pessoas, enquanto 121.576 possuem nível superior incompleto.

Polícia Federal deflagra operação de combate a fraudes contra o INSS no Piauí

maio 26, 2026

Nesta terça-feira (26), a Polícia Federal deflagrou a Operação Paredão para desarticular fraudes contra o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), que resultaram em prejuízo superior a R$ 1 milhão. A ação cumpriu, no Maranhão, seis mandados de busca e apreensão e outro de prisão preventiva, expedidos pela 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Piauí.

De acordo com o relatório oficial, os mandados foram cumpridos na capital, São Luís, e na cidade de Vitorino Freire. A Justiça também determinou o sequestro de bens e valores dos investigados envolvidos no caso e os benefícios relacionados ao esquema foram suspensos.

Polícia Federal desarticula esquema criminoso de fraudes ao INSS no Maranhão

As investigações da PF revelaram que o grupo fraudava sistemas do INSS através da inserção de documentos falsos, alteração de dados cadastrais e de locais de pagamento. Desta forma, os suspeitos viabilizavam a concessão e a manutenção do recebimento indevido dos benefícios.

Com o apoio do Banco do Brasil, a polícia também identificou que diversos benefícios eram sacados por um dos suspeitos, o que indica a fraude. Os alvos da operação poderão responder por diferentes crimes, entre eles associação criminosa, estelionato majorado, falsidade ideológica e uso de documento falso.

Jovem morre e irmão segue desaparecido após afogamento no rio Parnaíba

maio 25, 2026

Dois irmãos, identificados como Carlos Henrique da Silva Miranda, de 17 anos, e Cauã da Silva Miranda, de 19 anos, se afogaram na tarde de sexta-feira (22) no rio Parnaíba, próximo à Avenida Poti Velho, na zona Norte de Teresina.

Em entrevista ao Cidadeverde.com, a mãe dos jovens, Rosilene Alves da Silva, informou que o corpo de Cauã foi localizado no sábado (23), enquanto Carlos Henrique segue desaparecido.

Segundo a mãe, os irmãos estavam pescando com dois primos quando Carlos Henrique começou a se afogar. Ao perceber a situação, Cauã tentou salvar o irmão, mas também acabou se afogando.

Rosilene contou ainda que um dos primos tentou ajudar os irmãos, mas quase se afogou e precisou sair do rio.


“Eles foram pescar, o Carlos Henrique se afogou primeiro. O Cauã foi salvar e terminaram os dois se afogando. Um dos primos foi tentar salvar e ia se afogando também, então saiu”, relatou.

A mãe informou que a família é natural do Piauí, mas atualmente mora em São Luís, no Maranhão. Os irmãos estavam em Teresina desde abril, hospedados na casa de uma tia.

Rosilene também fez um apelo para que o trabalho de buscas seja intensificado.

“O Corpo de Bombeiros chega às 10h, ao meio-dia eles saem para almoçar, voltam às 16h e encerram às 17h. Disseram que as buscas vão até terça-feira”, desabafou.

Operação contra organização criminosa prende 7 suspeitos no Piauí

maio 07, 2026

Nesta quarta-feira (06), sete pessoas foram presas durante operação de combate a uma organização criminosa suspeita de envolvimento com tráfico de drogas, crimes violentos e atuação armada nos municípios de Nossa Senhora dos Remédios, Matias Olímpio e Porto, no Norte do estado.

Conforme o delegado Charles Pessoa, as polícias Civil e Militar atuaram em conjunto no cumprimento das medidas judiciais expedidas no âmbito da investigação sobre os últimos homicídios ocorridos em Nossa Senhora dos Remédios.

Operação contra organização criminosa

“Estamos atuando com base em provas consistentes, inclusive no que se refere aos homicídios recentes, com foco na responsabilização dos envolvidos e no enfrentamento qualificado às organizações criminosas”, explicou.

Durante a ação, foram apreendidos materiais que irão contribuir para a realização de outras operações. O delegado Antônio Alves explicou que a união entre as forças de segurança resulta na redução da criminalidade.

“Essa é uma ação integrada, construída a partir de um trabalho técnico, que busca desarticular a organização criminosa e dar uma resposta firme diante de crimes graves que impactam a população”, pontuou.

Sob coordenação da Delegacia Seccional de Porto, a operação teve o apoio da Delegacia Seccional de Barras, Esperantina, Luzilândia, do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISPI) e do BEPI.

Ministério Público investiga prefeita no Piauí por aumento nas contratações

maio 05, 2026

O promotor de justiça Adriano Fontenele Santos instaurou inquérito civil público em face do município de Buriti dos Lopes, administrado pela prefeita Laura Rosa (PP), para apurar possível ilegalidade nas contratações temporárias realizadas nos anos de 2023, 2024 e 2025, bem como eventual burla ao concurso público e violação aos princípios da Administração Pública.

O Ministério Público do Estado vem apurando o caso desde o dia 03 de setembro de 2025 onde tomou ciência de que o município vem adotando a prática reiterada de contratar pessoal com vínculos precários e lotando em funções permanentes na administração.

Durante a fase de procedimento preparatório, foi feito levantamento a partir da folha de pagamento da prefeitura que revelou um crescimento expressivo das contratações temporárias, especialmente no ano de 2025 onde chegou a superar o número de servidores efetivos.

Na avaliação da promotoria, os dados indicam a criação de centenas de vínculos temporários, com aumento progressivo entre os anos de 2023 a 2025, o que deixa evidente possível substituição de servidores efetivos por contratados precários.

Foi constatado um elevado número de pessoas contratadas de forma reiterada ao longo de exercícios consecutivos, inclusive com mais de 200 indivíduos mantidos como temporários por três anos seguidos. As contratações tiveram início na gestão do então prefeito Júnior Percy.

Para o promotor a contratação reiterada de pessoal descaracteriza a excepcionalidade da contratação temporária e indica possível utilização indevida desse instrumento em detrimento da realização de concurso público. Neste sentido, os indícios colhidos apontam para possível violação aos princípios da Administração Pública.

Colônia do Piauí de cara nova: Portal "Terra da Vaquejada" é inaugurado!

abril 28, 2026

O último sábado, 25 de abril, entrou para a história de 
Colônia do Piauí. Como parte das comemorações dos 34 anos de emancipação política do município, a prefeitura entregou o novíssimo Portal da Cidade.
Localizado estrategicamente na entrada para quem vem de Oeiras, o monumento não é apenas um marco geográfico, mas um novo cartão-postal que celebra a nossa identidade.
Mais que um monumento, um ponto de encontro
Diferente de portais tradicionais, a estrutura foi pensada para o uso coletivo. O projeto conta com:
  • Identificação Urbana: Destaque para o título "A Terra da Vaquejada", reforçando nossa maior tradição cultural.
  • Área de Convivência: Um espaço moderno e acolhedor feito para moradores e visitantes aproveitarem o local.
  • Iluminação e Paisagismo: Pronto para ser o novo cenário favorito das fotos e redes sociais!
Solenidade de entrega
A inauguração foi marcada por um clima de festa e contou com a presença de autoridades municipais e lideranças políticas do Piauí e região, que destacaram o crescimento e a modernização da cidade.
Agora, quem chega em Colônia do Piauí já sente de cara o orgulho de estar em uma terra que respeita o passado e olha para o futuro.

Esporte e Integração: Jogos Estudantis marcam as comemorações dos 34 anos de Colônia do Piauí

abril 25, 2026

O aniversário de 34 anos de emancipação política de Colônia do Piauí segue com uma programação intensa e movimentada. Nesta sexta-feira (24), o foco foi a juventude e o espírito esportivo com a realização dos Jogos Estudantis, sediados no Ginásio de Esportes Chico de Cazé.

Sob a organização da Secretaria Municipal de Esportes, liderada pelo secretário Franciel Soares, as competições de futsal reuniram alunos das redes municipal e estadual de ensino. O evento não foi apenas uma disputa de títulos, mas um momento de integração entre as diferentes comunidades escolares do município.

Ginásio lotado e talento em quadra
Ao longo de todo o dia, o Ginásio Chico de Cazé recebeu um grande público. Professores, familiares e torcedores compareceram para incentivar as equipes, criando um ambiente de festa e celebração. As partidas foram marcadas pelo equilíbrio e pelo empenho dos estudantes, que representaram suas escolas com garra e disciplina.

Para o gestor Municipal, a inclusão do esporte na agenda comemorativa é fundamental. A organização, definida pela coordenação esportiva municipal, garantiu que a sequência de jogos ocorresse de forma fluida, proporcionando lazer e incentivando a prática esportiva entre as crianças, adolecentes e jovens colonienses.
A programação de aniversário continua nos próximos dias, reforçando o compromisso da gestão municipal com o bem-estar e a valorização da nossa gente.

Prefeito de Pio IX é preso por suspeita de exploração sexual de adolescentes

abril 10, 2026

O prefeito de Pio IX, Silas Noronha, de 58 anos, foi preso na manhã desta sexta-feira (10). O prefeito e o sobrinho são investigados pelo crime de exploração sexual de adolescentes. Durante o depoimento, o prefeito preferiu ficar em silêncio. Cinco adolescentes foram ouvidas.

De acordo com informações preliminares, o prefeito se apresentou na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) em Teresina.

Silas Noronha ficou em silêncio ao se apresentar na DPCA. Ele foi encaminhado ao IML que fez exame de corpo delito. O prefeito estava acompanhado de seu advogado, que não quis falar.

O delegado Tales Gomes informou que pelo menos cinco adolescentes foram ouvidas. O prefeito responde ao crime de exploração sexual. A delegada Rosa Chaib preside o inquérito. O delegado informou também que o prefeito prometeu falar após tomar ciência das denúncias.


“O prefeito está sendo investigado por exploração sexual de adolescentes mediante o pagamento de valores. Já foram ouvidas algumas adolescentes e um rapaz que possivelmente fazia essas intermediações. Foi decretada a prisão preventiva do prefeito e do sobrinho dele, preso ontem. Após o corpo de delito, ele vai ser submetido à audiência de custódia e, durante a semana, vai prestar mais informações”, informou.

O sobrinho do prefeito, Samuel Noronha, foi preso na quinta-feira (09), após ser citado por Liedson, homem que trabalhou na campanha do prefeito e o denunciou. Os dois teriam aliciado adolescentes da cidade para o prefeito.

Ainda segundo o delegado, os advogados solicitaram acesso às informações já colhidas sobre a denúncia. “O procedimento está em sigilo. Ainda há diligências em curso, e aqueles que ainda tiverem denúncias a fazer sobre essa investigação devem procurar a Delegacia de Proteção na DPCA", finalizou.

A presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito CPI da Câmara Municipal de Pio IX, vereadora Regina Coeli, informou que já está sabendo da prisão do prefeito e aguarda ser notificada pela Justiça para dar posse ao vice, “para que a gestão não pare”.

Ela destaca que as denúncias já tomaram proporções nacionais e a Câmara abriu a para apurar essas informações.

“A repercussão sobre as denúncias em relação ao prefeito Silas Noronha de exploração sexual de adolescente e uso indevido de recursos públicos é muito grande aqui no município. Aliás, essa é uma repercussão já a nível nacional. E a Câmara tem vários caminhos legais para agir. Acabamos de saber que o prefeito foi preso e a partir de agora vamos esperar notificações do Tribunal para que não pare a continuidade da gestão e para saber em relação à posse do vice. Nós aqui, enquanto CPI, enquanto membros, estamos aprofundando investigações e vamos continuar esse trabalho para dar uma resposta à sociedade dentro da legalidade”, afirmou Regina Coeli.

Denúncia feita por meio de vídeo

O processo de investigação contra o prefeito foi iniciado após um homem, identificado como Liedson, afirmar que fazia o trabalho de aliciar as adolescentes para o prefeito em troca de um salário fixo. No vídeo, Liedson afirma que trabalhou na campanha de reeleição do prefeito em 2024 com a promessa de um emprego.

Com o prefeito eleito, Liedson teria sido chamado para receber um valor de um salário mínimo mais R$ 500, que ele já recebia como forma de auxílio pela prefeitura, em troca do aliciamento de adolescentes de 13 e 14 anos, filhas de secretários e pessoas que ocupavam cargos políticos em sua gestão.

Ele teria então aceitado e iniciado uma série de investidas contra adolescentes desejadas pelo prefeito. Uma delas, segundo o relato do homem, seria filha de uma mulher que ocupava alto cargo na prefeitura. A adolescente teria negado o encontro sexual em troca de dinheiro.

Porém, uma outra adolescente, que seria filha de um secretário teria aceitado e recebido cerca de R$ 1 mil no primeiro encontro. A promessa seria de que o valor fosse dado a menor de forma recorrente.

“A menina menor de idade aceita a proposta, ela mente para mãe dela dizendo onde iria. Fomos com o Samuel (sobrinho do prefeito), pegamos ela, levamos ela a um motel até Fronteiras. O Samuel até gravou ela saindo do carro e entrando no carro do prefeito, o prefeito entrando no motel com ela. Ficamos esperando lá fora, ele volta com ela, entra no carro e falou que na próxima mandaria mensagem novamente”, narra Liedson.

A cidade de Colônia do Piauí é premiada pelo Sebrae

março 31, 2026

O município de Colônia do Piauí esteve entre os reconhecidos na 13ª edição do Prêmio Prefeitura Empreendedora 2026, realizada no auditório do Sebrae, em Teresina. A premiação reúne experiências de gestão pública voltadas ao fortalecimento do ambiente de negócios e à geração de oportunidades.

Colônia do Piauí conquistou o primeiro lugar na categoria “Empreendedorismo na Escola”, com um trabalho direcionado à inserção de conteúdos e práticas voltadas ao universo do empreendedorismo no ambiente educacional. O reconhecimento posiciona o município entre as experiências destacadas no estado.

Representando a administração municipal, o secretário de Finanças, Eugênio Carneiro, participou da cerimônia e recebeu o prêmio. A presença do gestor marca o reconhecimento ao conjunto de medidas adotadas pelo município com foco no incentivo ao empreendedorismo e na dinamização da economia local.




Avô é preso após relato de abuso contra neta de 4 anos em Campinas do Piauí

março 31, 2026

Na noite desta segunda-feira, 30, por volta das 18h30, o Grupamento da Polícia Militar de Campinas do Piauí recebeu uma ligação de uma mulher informando uma suspeita de abuso contra sua filha, de 4 anos. Segundo o relato, o suspeito seria o avô paterno da criança, identificado pelas iniciais A.F.R. A equipe se deslocou até a localidade Lagoa Dantas, na zona rural do município.

Ao chegar ao endereço, os policiais conversaram com a mãe da criança. Ela contou que a suspeita surgiu durante o banho da filha, quando a menina afirmou sentir dor nas partes íntimas. Diante da situação, a mãe questionou o que havia ocorrido, e a criança apontou o avô como responsável.

Após colher as informações no local, os policiais seguiram até a residência do suspeito, onde ele foi localizado. O homem foi conduzido para os procedimentos previstos em lei.

Após o atendimento médico, o caso foi encaminhado à Unidade Integrada de Segurança Pública de Simplício Mendes, onde foram adotados os procedimentos legais. O Conselho Tutelar permaneceu acompanhando a criança durante o atendimento e os encaminhamentos.

Mulher é presa por tráfico em frente a escola no Piauí

março 25, 2026

Uma mulher, cujo nome não foi divulgado, foi presa na terça-feira (24) no Conjunto Irmã Dulce, bairro Planalto, em Parnaíba, durante o cumprimento de um mandado de busca domiciliar. A suspeita já possuía histórico de envolvimento com tráfico de drogas.

Segundo a Polícia Civil, a residência era apontada como ponto de comercialização de entorpecentes, localizada em frente a uma escola municipal. Durante a diligência, foram apreendidas quantidades significativas de crack, maconha e cocaína, além de material utilizado para embalagem de drogas, anotações relacionadas à atividade criminosa, um veículo e aproximadamente R$ 5 mil em dinheiro trocado, típico do comércio ilícito.

Foi constatado, ainda, que no imóvel funcionava paralelamente um pequeno comércio de doces e outros produtos, frequentado inclusive por crianças, evidenciando tentativa de dissimulação da atividade criminosa e aumentando a gravidade da conduta.

A presença de pontos de venda de drogas nas proximidades de escolas aumenta a vulnerabilidade social e expõe menores ao ambiente do tráfico, sendo uma prioridade para o enfrentamento pelas forças de segurança.

Após a prisão, a mulher foi conduzida à delegacia para os procedimentos legais cabíveis.
 
Copyright © Colônia News. Designed by OddThemes