Mostrando postagens com marcador Oeiras - PI. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Oeiras - PI. Mostrar todas as postagens

Homem é preso após manter idoso e tio reféns dentro de casa em Oeiras

junho 19, 2026

Um homem de iniciais F. F. V. G. foi preso pela Polícia Militar do Piauí, na tarde dessa terça-feira (16), suspeito de manter duas pessoas reféns dentro de uma residência no bairro Oeiras Nova, em Oeiras.
Viagem Brasil

Segundo o relatório da Polícia Militar, a ocorrência foi registrada por volta das 17h10, em uma residência localizada na Avenida Presidente Costa e Silva. A equipe do 14º Batalhão da Polícia Militar de Oeiras foi acionada após uma mulher informar ao Copom que havia encontrado um homem armado com uma faca dentro da casa, mantendo seu pai e seu tio sob ameaça. Conforme a PM, a solicitante conseguiu retirar o pai do local, mas o tio permaneceu sob o poder do suspeito dentro da residência.

Ao chegar ao endereço, os policiais encontraram o imóvel fechado. Ainda segundo a ocorrência, o suspeito afirmou que pertencia à facção criminosa PCC e ameaçado matar quem tentasse entrar na casa.

Durante a negociação, a equipe policial iniciou um trabalho de gerenciamento de crise para convencer o homem a liberar a vítima e se entregar. De acordo com a PM, o suspeito resistiu inicialmente ao diálogo e, em determinado momento, ligou o registro de gás da residência, ameaçando provocar uma explosão.

Após cerca de 40 minutos de negociação, os policiais conseguiram convencer o homem a abrir o portão. Ele saiu do imóvel ainda segurando uma faca e mantendo a vítima próxima. Ao receber ordem da equipe, soltou a arma e foi imobilizado.

Uma faca com cabo de madeira foi apreendida e encaminhada junto com o conduzido para a Delegacia Seccional de Polícia Civil, onde foram realizados os procedimentos cabíveis.

Vítimas relataram momentos de tensão
As vítimas relataram aos policiais que estavam sendo ameaçadas com a faca desde aproximadamente as 14h e que não conseguiram pedir ajuda por serem idosos, estarem debilitados e não possuírem aparelhos celulares.

A família informou ainda que não conhecia o suspeito e que tomou conhecimento da situação somente quando a mulher chegou do trabalho e encontrou o homem dentro da residência mantendo os familiares sob ameaça.

Após a ação policial, os envolvidos foram encaminhados à delegacia. As circunstâncias do caso serão investigadas pela Polícia Civil.

Polícia Militar cumpre mandado de prisão durante operação em Oeiras

junho 16, 2026

Equipes do 14º Batalhão da Polícia Militar cumpriram, nas primeiras horas da manhã desta terça-feira, um mandado de prisão em aberto durante uma ação integrada envolvendo guarnições da área operacional da unidade, em Oeiras.

De acordo com informações da PM, após levantamento de dados e confirmação da ordem judicial, os policiais localizaram o alvo da operação no bairro Rodagem de Picos, mais precisamente no Conjunto Verde Teto.

O indivíduo foi abordado e, segundo a corporação, não ofereceu resistência durante a ação. Em seguida, ele foi conduzido para a realização dos procedimentos legais cabíveis.

A Polícia Militar não divulgou a identidade do preso nem informou a natureza do crime relacionado ao mandado de prisão cumprido.

O caso seguirá sob os cuidados das autoridades competentes para os encaminhamentos previstos em lei.

Polícia Federal mira desdobramentos de investigação iniciada em 2024 em Oeiras do Piauí

junho 02, 2026

A Polícia Federal, o Ministério Público Federal e a Controladoria-Geral da União deflagraram, nesta terça-feira, 2 de junho, a segunda fase da Operação Conectados, no Piauí.

A ação é um desdobramento da investigação iniciada em abril de 2024, quando os órgãos federais passaram a apurar suspeitas de fraudes em licitações, superfaturamento e desvios de recursos públicos federais destinados a áreas como saúde, educação e assistência social.

Nesta nova etapa, foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas cidades de Teresina e Oeiras. Segundo as informações divulgadas, a operação busca aprofundar a apuração sobre o suposto grupo criminoso investigado desde a primeira fase, mirando agora empresas sucessoras, sócios ocultos, operadores financeiros e possíveis ramificações do esquema.

A primeira fase da Operação Conectados foi deflagrada em 30 de abril de 2024, com apoio da CGU, a partir de relatório técnico que apontou indícios de fraude e direcionamento de contratações públicas.

Na ocasião, a Polícia Federal informou que as verbas investigadas eram provenientes do Fundeb, do Fundo Nacional de Saúde e do Fundo Municipal de Assistência Social.

De acordo com a PF, as apurações iniciais indicavam simulação de competição em certames, conluio entre empresas e superfaturamento por sobrepreço. À época, foram cumpridos mandados em Teresina e Oeiras, além de medidas de sequestro de bens e valores em montante superior a R$ 2 milhões.

A segunda fase, deflagrada agora, busca avançar sobre o que os investigadores apontam como uma nova camada do suposto esquema. Segundo o MPF, a ação tem o objetivo de alcançar estruturas empresariais sucessoras, identificar beneficiários ocultos, rastrear a movimentação dos valores e assegurar a recuperação de ativos considerados ilícitos.

As investigações também apontam que o grupo teria atuado em contratos com diversas prefeituras do Piauí, com foco especial em verbas vinculadas ao Fundeb e ao Sistema Único de Saúde.

Conforme divulgado, uma das empresas investigadas teria firmado contratações que somam mais de R$ 7,3 milhões em pouco mais de dois anos.

Ainda segundo as informações da operação, os investigadores identificaram suspeitas de contratos com sobrepreço, fraudes em processos licitatórios, influência sobre certames e movimentações financeiras fracionadas.

A apuração também menciona possível uso de assessorias contábeis e jurídicas para obter influência em processos de contratação pública.

Na prática, a nova fase da Operação Conectados não trata de um caso isolado surgido agora, mas do aprofundamento de uma investigação federal que já estava em curso desde 2024. O objetivo das autoridades é reunir novas provas, identificar a participação de outros envolvidos e detalhar a estrutura de funcionamento do suposto esquema.



Os investigados poderão responder, conforme o andamento das apurações, por crimes como fraude em licitação, associação criminosa, corrupção, lavagem de dinheiro e outros delitos que venham a ser identificados durante a análise do material apreendido.

A Operação Conectados segue em andamento, e as responsabilidades individuais ainda dependem da conclusão das investigações pelas autoridades competentes.

Justiça de Oeiras mantém prisão de três suspeitos de tráfico e furto de motos

maio 29, 2026

A Justiça converteu em preventiva a prisão de três homens detidos pela Polícia Civil em Oeiras entre os dias 26 e 27 de maio. As prisões ocorreram no Conjunto Cajueiro e na Vila Cajueiro durante o cumprimento de mandados e investigações sobre crimes na região.

Nos dois primeiros casos, os suspeitos foram autuados por tráfico de drogas após os policiais apreenderem dezenas de porções de maconha, crack e cocaína prontas para comercialização, além de dinheiro e balança de precisão. 

O terceiro investigado teve a prisão mantida por envolvimento em furtos de motocicletas; duas motos roubadas e materiais usados nos crimes foram recuperados na ação. O juiz negou os pedidos de liberdade provisória apresentados pelas defesas devido ao risco de reiteração criminosa e aos antecedentes dos envolvidos.

Morreu o homem vítima de explosão por vazamento de gás em Oeiras do Piauí

maio 26, 2026

Morreu na manhã desta terça-feira, 26 de maio de 2026, em Teresina, Laércio Nataniel da Silva Sousa Figueiredo, de 39 anos, vítima de uma explosão causada por vazamento de gás de cozinha em uma residência no Conjunto Nogueira Tapety, em Oeiras.

O acidente aconteceu no dia 10 de maio. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a explosão ocorreu no momento em que o fogão da casa foi aceso, após acúmulo de gás no ambiente.

Laércio Nataniel sofreu queimaduras de primeiro, segundo e terceiro grau em mais de 90% do corpo, além de intoxicação provocada pela inalação do gás. Ele foi atendido inicialmente na UPA de Oeiras e transferido ainda no mesmo dia para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), onde permaneceu internado devido à gravidade do quadro clínico, falecendo na manhã desta terça feira.

O corpo deverá chegar a Oeiras no final da tarde desta terça feira e será velado no Centro de Velórios Vida Nova.

Ciclista fica ferido após ser atropelado por carreta em Oeiras do Piauí

maio 25, 2026

Um ciclista ficou ferido após ser atropelado por uma carreta na manhã deste sábado (23), na Avenida Transamazônica, trecho urbano da BR-230, no bairro Rodagem de Picos, em Oeiras.

De acordo com informações apuradas no local, o ciclista seguia pela lateral da avenida quando foi atingido por uma carreta de cor vermelha. A suspeita é de que o motorista não tenha percebido a presença do homem no momento em que passava pelo trecho.

Com o impacto, o ciclista sofreu escoriações e precisou de atendimento médico. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada e realizou o socorro da vítima ainda no local do acidente.




Após os primeiros atendimentos, o ciclista foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Oeiras. O acidente aconteceu em um trecho de fluxo intenso da BR-230 dentro da cidade, onde veículos de grande porte circulam diariamente junto a motociclistas, ciclistas e pedestres. A movimentação constante na avenida exige atenção redobrada de quem passa pelo local, principalmente nos momentos de travessia e deslocamento às margens da via

PRF intensifica fiscalização na BR-230 entre Oeiras do Piauí e São João da Varjota

maio 16, 2026

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma operação de fiscalização focada na segurança viária no trecho da BR-230 que liga os municípios de Oeiras e São João da Varjota, no Piauí.
Equipamento de fiscalização

A ação teve como alvo principal as motocicletas, tipo de veículo que apresenta maior incidência de sinistros de trânsito na região. Segundo a PRF, a iniciativa busca reverter a curva de sinistralidade, que registrou um aumento preocupante no último mês.

Principais infrações detectadas
Durante o comando de fiscalização, os agentes identificaram um cenário crítico de desrespeito às normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). As infrações mais recorrentes foram:

• Inabilitação: A falta de Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Monitoramento de tráfego

• Segurança: Falta do uso do capacete de segurança.

• Documentação: Veículos com licenciamento irregular.

Apreensão e prisão

Além das notificações administrativas, a operação resultou em uma ocorrência criminal. Uma motocicleta foi apreendida após os policiais constatarem que os elementos identificadores do veículo estavam adulterados. O condutor foi detido em flagrante e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Oeiras para os procedimentos cabíveis.

"Nosso foco é a preservação de vidas. O aumento no número de sinistros no último mês exige uma presença mais ostensiva da fiscalização, especialmente sobre o comportamento de motociclistas, que são os usuários mais vulneráveis da via", destacou a corporação em nota.

Continuidade das ações

Veículos
A PRF informou que as ações de segurança viária no trecho da BR-230 continuarão intensificadas por tempo indeterminado. O objetivo é garantir que a redução de sinistros ocorra de forma sustentável, reforçando a importância do cumprimento das leis de trânsito para a segurança de todos que trafegam pela rodovia.
 
Copyright © Colônia News. Designed by OddThemes