Mostrando postagens com marcador Brasil Hoje. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Brasil Hoje. Mostrar todas as postagens

URGENTE: Desaparecido

junho 19, 2026

Família procura por Joelson da Silva Brito, de 42 anos, desaparecido em São Vicente.
​Ele é morador do bairro Quarentenário e foi visto pela última vez há uns 15 dias atrás. 

Na ocasião, estava em situação de rua e costumava ficar por algumas regiões da cidade, mas desde então não foi mais visto.

​Pessoas que costumavam vê-lo nas ruas informaram que ele simplesmente desapareceu, o que aumenta ainda mais a preocupação da família.

​Qualquer informação pode ajudar
Contato: Josy irmã – (13) 98218-2170

​Compartilhe. Alguém pode ter visto e ainda não sabe que ele está sendo procurado.

PT critica articulação de Flávio e Eduardo Bolsonaro para classificar facções como terroristas nos EUA

maio 29, 2026

A bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados publicou, nesta última quinta-feira (28/05), uma nota em que critica duramente a articulação do senador Flávio Bolsonaro e do ex-deputado Eduardo Bolsonaro junto aos Estados Unidos. O objetivo da articulação seria incluir facções criminosas brasileiras em listas de organizações terroristas norte-americanas.

De acordo com o PT, a iniciativa representa mais uma tentativa da "extrema-direita" de usar o palco internacional para pressionar o Brasil. O partido lembrou que proposta semelhante já havia sido rejeitada pelo Congresso Nacional durante discussões sobre segurança pública.

O posicionamento petista veio depois que o Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou a inclusão do PCC e do Comando Vermelho em suas listas de organizações terroristas. Na avaliação do PT, trata-se de uma forma de ingerência externa nos assuntos brasileiros.

A nota, assinada pelo líder da bancada, deputado Pedro Uczai (PT-SC), atribui a articulação diretamente ao senador Flávio Bolsonaro, que é pré-candidato à Presidência da República. O documento sustenta que o combate às facções já é realizado por instituições brasileiras, com ações das forças de segurança e operações contra o financiamento do crime organizado.

O PT também alertou para os possíveis efeitos colaterais da medida. Segundo a legenda, empresas e instituições financeiras brasileiras poderiam sofrer restrições internacionais, sanções e até perda de investimentos caso sejam associadas, ainda que indiretamente, a operações do crime organizado.

A bancada afirmou ainda que moradores de áreas dominadas por facções criminosas poderiam enfrentar dificuldades de acesso a crédito e serviços bancários.

O Palácio do Planalto, por sua vez, defende que os Estados Unidos não adotem esse tipo de classificação. A avaliação do governo Lula é que a medida poderia abrir espaço para ações externas mais severas, incluindo possíveis intervenções internacionais.

No comunicado, os parlamentares petistas citaram declarações atribuídas a Flávio Bolsonaro sobre ações contra embarcações ligadas ao crime organizado e acusaram a família Bolsonaro de atuar alinhada aos interesses do governo de Donald Trump.

O partido também lembrou que classificações semelhantes envolvendo narcotráfico em outros países já serviram de justificativa para ações militares norte-americanas na América Latina.

Anvisa aprova registro de caneta emagrecedora nacional da EMS

maio 26, 2026

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro da caneta emagrecedora Ozivy, medicamento produzido pela fabricante EMS, à base de semaglutida. Essa é a primeira versão nacional de um remédio análogo ao Ozempic, que teve sua patente expirada em março deste ano.

De acordo com a agência, o pedido de registro do medicamento com semaglutida sintética chegou em 2023 e passou pelo processo técnico de comprovação de eficácia, segurança e qualidade feita por meio do registro na Anvisa.

O pedido de registro seguiu a ordem cronológica e de prioridade para medicamentos do tipo GLP-1, popularmente conhecidos como canetas emagrecedoras, informou a agência reguladora.

Atualmente, outros cinco medicamentos de origem sintética e um de origem biológica da semaglutida seguem em análise na Agência, além de outros processos que estão na fila.

Flávio encontra Donald Trump ao lado de Eduardo e Figueiredo

maio 26, 2026

Na tarde desta terça-feira (26), o senador Flávio Bolsonaro confirmou que se reuniu com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no Salão Oval da Casa Branca, em Washington D.C.. O encontro também contou com a presença do ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro e do jornalista Paulo Figueiredo.

A reunião havia sido alvo de especulações ao longo do dia, já que não constava na agenda oficial do governo norte-americano. Mais cedo, Flávio publicou um vídeo informando que estava entrando na Casa Branca para uma “conversa muito bacana”, sem revelar o nome do interlocutor.

Após o encontro, Eduardo Bolsonaro publicou uma foto ao lado de Trump e afirmou que há alinhamento político entre o republicano e o grupo político ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

– Brasil e EUA têm interesses estratégicos comuns: fortalecimento do comércio, defesa da liberdade, combate ao crime organizado internacional e promoção da prosperidade nas Américas – escreveu.

Em outro trecho da publicação, Eduardo fez críticas à política externa do governo Lula (PT).

– Há uma convergência natural de valores e objetivos. No futuro governo Flávio Bolsonaro haverá uma política internacional firme, alinhada às democracias ocidentais, em contraste com a atual diplomacia ideológica de Lula e Celso Amorim – declarou.

A publicação foi feita nas redes sociais pouco depois da reunião na Casa Branca.

‘Fale a verdade’, diz Bolsonaro a Flávio sobre Vorcaro

maio 16, 2026

Áudios do senador Flávio Bolsonaro conversando com o banqueiro Daniel Vorcaro sobre o financiamento de um filme sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro foram divulgados pelo site The Intercept Brasil.

Segundo informações publicadas pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, Vorcaro também teria destinado recursos para outras produções audiovisuais envolvendo ex-presidentes brasileiros.

Entre os projetos citados está o documentário Lula, dirigido por Oliver Stone. O filme, lançado em 2024, retrata a trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva desde a infância até a vida política.

Outra produção mencionada foi 963 dias — A História de um Presidente que Recolocou o Brasil nos Trilhos, dirigido por Bruno Barreto. O longa aborda o período do governo do ex-presidente Michel Temer após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

Após a divulgação da reportagem, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República informou, em nota, que nem o governo federal nem o presidente Lula solicitaram recursos a Daniel Vorcaro para a produção do documentário.

O produtor do filme sobre Temer, Elsinho Mouco, também negou ter pedido financiamento ao banqueiro.

Na tarde da última quarta-feira, 13 de maio, Flávio Bolsonaro se reuniu com Jair Bolsonaro cerca de 30 minutos após a publicação da reportagem sobre as negociações envolvendo o financiamento do filme.

Segundo informações de interlocutores ligados ao ex-presidente, Bolsonaro orientou o filho a manter sua versão dos fatos e evitar qualquer sinal de recuo político diante da repercussão do caso.

“Apenas fale a verdade”, disse Jair Bolsonaro ao senador, segundo relatos de pessoas próximas.

Após o encontro, Flávio Bolsonaro passou a discutir com aliados a divulgação de uma nota oficial e de um vídeo nas redes sociais para comentar os diálogos com Daniel Vorcaro, conforme informações da revista Oeste.

Integrantes do núcleo político ligado ao ex-presidente afirmaram que, até o momento, o episódio não alterou os planos políticos do senador. De acordo com esses interlocutores, Flávio Bolsonaro segue como possível nome do grupo político para a disputa presidencial de 2026.

8/01: Fux repete Mendonça e Nunes Marques e absolve réus

maio 16, 2026
STF

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, acompanhou a divergência aberta pelos ministros André Mendonça e Nunes Marques para absolver 20 réus julgados pelos atos de 8 de janeiro de 2023.

Apesar do posicionamento divergente, o plenário da Corte formou maioria de 7 votos a 3 pela condenação dos acusados.

Nos votos apresentados, André Mendonça e Nunes Marques defenderam que o STF não seria o foro competente para analisar os casos. Segundo os ministros, os processos deveriam tramitar na Justiça Federal do Distrito Federal, já que os réus não possuem foro privilegiado.

Os dois ministros também afirmaram que não houve individualização suficiente das condutas atribuídas aos acusados e sustentaram que faltam provas para condenação pelos crimes apontados nas ações.

Luiz Fux acompanhou integralmente a divergência, mas não apresentou voto escrito complementar.

Do outro lado, o relator dos processos, Alexandre de Moraes, foi acompanhado pelos ministros Gilmar Mendes, Cármen Lúcia, Edson Fachin, Flávio Dino, Dias Toffoli e Cristiano Zanin.

O julgamento ocorre em plenário virtual do STF e teve início no último dia 8, com previsão de encerramento em 15 de maio. Com todos os votos já apresentados, resta apenas o encerramento oficial do prazo da sessão virtual.

As ações começaram a ser analisadas no fim do ano passado, mas o julgamento foi interrompido após pedido de vista feito pelo próprio Luiz Fux. O ministro apresentou seu voto nesta terça-feira, 12 de maio, segundo a revista Oeste.

Deputado preso no RJ usava postos de combustíveis para lavar dinheiro, diz PF

maio 05, 2026

O deputado estadual do Rio de Janeiro Thiago Rangel (Avante), preso na 4ª fase da Operação Unha e Carne, usava uma rede de postos de combustíveis sob seu controle para lavar dinheiro público desviado, inclusive da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc), segundo a Polícia Federal.

A informação consta na decisão de Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, ao qual o SBT News teve acesso.

A investigação aponta que os postos eram formalmente registrados em nome de terceiros — usados como “laranjas” — mas, na prática, seriam controlados pelo parlamentar.

O SBT News procurou as defesas dos citados, mas não obteve retorno até a publicação da reportagem.

Segundo a PF, esses estabelecimentos funcionavam como destino final de parte dos recursos desviados, permitindo a inserção do dinheiro no sistema formal e dificultando o rastreamento da origem ilícita.

Empresário conhecido no setor, Rangel é descrito como responsável por gerir uma parte da organização criminosa e por articular interesses entre empresários e agentes públicos. Ele também aparece como destinatário direto de valores desviados.

De acordo com a investigação, o esquema consistia no direcionamento de contratos públicos para empresas previamente alinhadas ao grupo. Após o pagamento com recursos do Estado, parte dos valores era devolvida — em espécie ou por transferências — e, em seguida, redirecionada para empresas e negócios ligados aos investigados, como forma de ocultar a origem ilícita.

A Polícia Federal afirma que o modelo foi identificado inicialmente no âmbito municipal, em Campos dos Goytacazes, entre 2021 e 2022, e teria sido posteriormente replicado na estrutura estadual. A partir de 2023, o grupo passou a atuar em contratos ligados à Secretaria Estadual de Educação (Seeduc), com foco em obras e reformas de escolas.

Segundo a decisão, Rangel operava um braço regional do esquema, com atuação concentrada no Norte e Noroeste Fluminense, onde exercia influência política e controle sobre indicações em cargos estratégicos.

O deputado Rodrigo Bacellar, também alvo desta fase, é apontado como peça central no esquema. De acordo com a investigação, ele teria influência sobre nomeações no governo estadual, incluindo na área da Educação, e apareceria nas tratativas como responsável por dar aval ou “liberar” contratos de obras.

No núcleo financeiro, Luiz Fernando Passos de Souza é apontado como operador responsável por intermediar repasses ilícitos e gerenciar recursos fora do sistema oficial. Já dentro da administração pública, a diretora regional de Educação do Noroeste, Júcia Gomes de Souza Figueiredo, é descrita como peça-chave na execução do esquema, com atuação direta sobre contratos e pagamentos.

Primeiro caça supersônico feito no Brasil será apresentado hoje pela Embraer

março 25, 2026

O primeiro caça supersônico produzido no Brasil será apresentado nesta quarta-feira (25) pela Embraer, em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo. O modelo F-39 Gripen, desenvolvido em parceria com a sueca Saab, representa um marco para a indústria aeronáutica nacional e para a soberania do espaço aéreo brasileiro.

Um caça supersônico é uma aeronave militar capaz de ultrapassar a velocidade do som. Isso permite respostas mais rápidas a ameaças e maior capacidade de interceptação no espaço aéreo.

O evento contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ocorre em meio ao fortalecimento da Base Industrial de Defesa (BID), com investimentos em tecnologia e transferência de conhecimento estratégico.

Ao todo, o acordo firmado em 2014 entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e a fabricante prevê a aquisição de 36 caças, sendo 15 montados no Brasil. O custo total é de US$ 4 bilhões (21,25 bilhões de reais).

O programa F-X2 inclui ainda cerca de 60 projetos de transferência de tecnologia e, nos últimos 10 anos, já resultou no treinamento de 350 engenheiros brasileiros na Suécia, mais de dois mil empregos diretos e dez mil postos de trabalho indiretos.

Segundo o engenheiro aeronáutico do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e conselheiro do Crea-SP, Maurício Pazini Brandão, trata-se de um avanço significativo para o país.


"É uma aeronave de defesa aérea de alto desempenho. Ela tem condições de voar em Mach 2, o que significa que é duas vezes a velocidade do som. Ou seja, é uma aeronave que ao decolar, se desloca com grande velocidade na direção de um eventual perigo que tenha sido plotado pela nossa Defesa Aérea", destacou.

Mach é uma unidade de medida que representa a velocidade do som. Mach 1 corresponde à velocidade do som na atmosfera – cerca de 1.235 km/h ao nível do mar, podendo variar conforme altitude e temperatura. Mach 2 significa voar ao dobro dessa velocidade, ultrapassando 2.400 km/h.
O que é o Gripen?

O F-39 Gripen é um caça multimissão de última geração, projetado para atuar em diferentes tipos de operação, como defesa aérea, ataque e reconhecimento. Equipado com sensores avançados, radar moderno e sistemas de armas de alta precisão, o avião também possui capacidade de combate além do alcance visual (BVR) e dentro do alcance visual (WVR).

Além disso, o modelo se destaca pela eficiência operacional, menor custo de manutenção e alta disponibilidade – fatores considerados estratégicos para a Força Aérea Brasileira (FAB), que pretende utilizá-lo pelos próximos 30 anos.
Por que fabricar um caça no Brasil é importante?

A produção nacional do Gripen coloca o Brasil em um grupo restrito de países com capacidade de desenvolver e montar aeronaves de combate supersônicas. Mais do que isso, o projeto envolve transferência de tecnologia, formação de profissionais e fortalecimento da indústria local.

Foto: Divulgação/FAB



"Isso representa para a Embraer e para as empresas que estão associadas à Embraer no programa, um salto tecnológico enorme", afirmou Brandão.
O Gripen vai além do campo militar. O conhecimento adquirido no projeto tende a se espalhar para outras áreas da economia, especialmente a aviação civil.

"Os conhecimentos passam para a aviação civil. Ou seja, o que a gente aprende na aviação militar, a gente transfere através dos nossos recursos humanos especializados para o setor civil", explicou o especialista.

PGR se manifesta a favor de prisão domiciliar para Jair Bolsonaro

março 23, 2026

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, se manifestou nesta segunda-feira (23) a favor da concessão de prisão domiciliar ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Após novo pedido protocolado pela defesa, o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), remeteu os laudos médicos do ex-presidente à PGR e solicitou a manifestação. A decisão final, porém, cabe a Moraes.

Bolsonaro cumpre pena por tentativa de golpe de Estado no Complexo da Papudinha, em Brasília. Ele está internado há mais de uma semana em hospital particular após ser diagnosticado com pneumonia.

Governo anuncia decreto “Justiça por Orelha” que amplia multas por maus-tratos

março 13, 2026

O governo federal anunciou nesta quinta-feira (12) um decreto que amplia as multas aplicadas em casos de maus-tratos a animais no Brasil. A nova norma aumenta significativamente os valores das penalidades e cria iniciativas voltadas à proteção da fauna em situações de emergência.

Batizada de “Justiça por Orelha”, em referência à morte do cão comunitário Orelha, ocorrida em janeiro de 2026, a medida estabelece multas que variam de R$ 1.500 a R$ 50 mil, podendo chegar a R$ 1 milhão em casos com agravantes.

O decreto altera o decreto que regulamenta infrações administrativas ambientais no país. Antes da mudança, as multas previstas para esse tipo de crime variavam entre R$ 500 e R$ 3 mil.

Durante o anúncio, a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou que a medida representa um avanço na proteção animal.


“Isso é decorrência da luta que todos vocês travam juntos. É uma luta árdua de conscientização da sociedade e não é fácil. Infelizmente, ainda vivemos em uma sociedade em que a violência e a crueldade permanecem muito presentes, tanto contra os animais quanto contra os próprios seres humanos”, disse.
Proteção animal em desastres

A nova legislação também busca fortalecer a proteção de animais em situações de emergências, acidentes e desastres ambientais, que têm se tornado mais frequentes no país devido às mudanças climáticas.

Segundo o governo, a proposta pretende organizar ações de resgate e reduzir a mortalidade de animais em eventos extremos, como enchentes, queimadas e deslizamentos.

Entre as iniciativas anunciadas está a criação do Programa Nacional SamuVet, que pretende ampliar a capacidade de resposta do poder público em situações críticas que afetam animais.

Coordenado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o programa vai integrar a proteção animal às estratégias de prevenção, gestão de riscos e resposta a desastres. A proposta também prevê apoio a estados e municípios em ocorrências ambientais de grande impacto.
Caso Orelha

No início de janeiro, após desaparecer por dois dias, o cão comunitário Orelha reapareceu gravemente ferido. Ele foi resgatado e levado para atendimento veterinário, mas, diante da gravidade das lesões e do sofrimento, precisou ser sacrificado. Exames e avaliações descartaram atropelamento e apontaram que os ferimentos foram causados por agressões.

Orelha viveu por cerca de 10 anos nos arredores da Praia Brava e era cuidado de forma coletiva pela comunidade. Moradores se revezavam na alimentação, na limpeza das casinhas improvisadas, na troca de cobertores e no acompanhamento do dia a dia do animal, que se tornou parte da rotina do bairro.

A Polícia Civil identificou quatro adolescentes suspeitos de envolvimento no caso. Na conclusão do inquérito, a corporação pediu a internação de um adolescente e indiciou três adultos por coação a testemunha.

Com o encerramento da fase investigativa, os inquéritos serão encaminhados ao Poder Judiciário, que dará sequência aos trâmites legais.

Vorcaro pagou degustação de whisky em Londres para Moraes, Gonet e Toffoli

março 11, 2026

O empresário Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, financiou uma degustação de whisky durante um evento realizado em Londres em abril de 2024, que reuniu autoridades brasileiras dos três Poderes. Entre os participantes estavam os ministros do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes e Dias Toffoli, o procurador-geral da República Paulo Gonet e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. A informação consta em registros encontrados no celular do banqueiro e recuperados pela Polícia Federal.

Os dados foram encaminhados à CPI do INSS e também foram mencionados em registros discutidos durante uma sessão secreta do STF realizada em 12 de fevereiro, convocada para tratar do afastamento de Dias Toffoli da relatoria do caso Master. Entre os participantes do encontro em Londres também estavam o ministro do Superior Tribunal de Justiça Benedito Gonçalves, o então ministro da Justiça Ricardo Lewandowski, o presidente da Câmara, Hugo Motta, além de advogados e empresários ligados ao evento.

Os documentos encontrados pela Polícia Federal incluem trocas de e-mails com relatórios de custos do I Fórum Jurídico Brasil de Ideias, realizado entre os dias 23 e 27 de abril de 2024 e organizado pelo Grupo Voto com financiamento do Banco Master. Em meio aos registros de despesas aparece a contratação de um “serviço de degustação Macallan no George Club”, referência a uma marca tradicional de whisky escocês.

O valor da degustação foi registrado em US$ 640.831,88, montante que, convertido pela cotação do dólar na época, corresponde a cerca de R$ 3,3 milhões. A documentação não apresenta lista oficial de convidados para essa atividade específica, mas a participação de autoridades no encontro foi mencionada posteriormente em declarações durante discussões internas do Supremo.

Durante uma sessão reservada do STF, Alexandre de Moraes citou o encontro realizado em Londres. Segundo o ministro, várias autoridades presentes no evento participaram do momento social após as atividades do fórum. Em outra troca de mensagens recuperada pela investigação, Vorcaro consultou Moraes sobre a lista de convidados para o evento. O magistrado indicou que o empresário Joesley Batista, do grupo J&F, não deveria ser incluído, orientação que foi repassada pelo banqueiro aos organizadores do fórum.

Custo da cesta básica sobe em 14 capitais brasileiras em fevereiro

março 10, 2026

O valor da cesta básica subiu em 14 das 27 capitais brasileiras em fevereiro. É o que aponta a pesquisa mensal do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que contabilizou as principais altas Natal (3,52%), João Pessoa (2,03%), Recife (1,98%).

No mês, São Paulo foi a capital onde a cesta básica registrou o maior valor (R$ 852,87), seguida por Rio de Janeiro (R$ 826,98) e Florianópolis (R$ 797,53). Nas cidades do Norte e do Nordeste, onde a composição da cesta é diferente, os menores valores médios foram registrados em Aracaju (R$ 562,88), Porto Velho (R$ 601,69) e Maceió (R$ 603,92).

Segundo o levantamento, o aumento no valor da cesta básica foi provocado pela alta nos preços da carne bovina de primeira e do feijão. Os demais itens, como óleo de soja, açúcar, café em pó, arroz e leite integral, registraram queda no período.

Foto: Dieese


Cesta básica x salário mínimo

Quando comparado o custo da cesta e o salário mínimo líquido, ou seja, após o desconto de 7,5% da Previdência Social, verifica-se que o trabalhador comprometeu, em média, 46% do rendimento para adquirir os produtos alimentícios básicos em fevereiro. O número representa uma pequena queda em relação ao mesmo período de 2025, quando o percentual ficou em 51%.

Com base na cesta mais cara, a de São Paulo, o Dieese estima que o salário mínimo necessário para a manutenção de uma família de quatro pessoas em fevereiro de 2026 deveria ter sido de R$ 7.164,94 ou 4,42 vezes o mínimo reajustado em R$ 1.621. No mesmo período de 2025, quando o piso mínimo era de R$ 1.518, o valor necessário ficou em R$ 7.229,32 ou 4,76 vezes o valor vigente na época.


Lulinha movimentou R$ 19 milhões em 4 anos

março 05, 2026
STF

O volume mais elevado de transações foi registrado em 2024, segundo ano do atual governo, quando a movimentação alcançou R$ 7,2 milhões. Em 2025, o montante caiu para R$ 3,3 milhões. Já em 2026, até o dia 30 de janeiro, foram registrados R$ 205.455,96 em operações financeiras na mesma conta.

De acordo com os dados levantados, as características indicam tratar-se de uma conta utilizada para investimentos. A maior parte dos valores recebidos teve origem nas próprias empresas de Lulinha, além de rendimentos de aplicações financeiras e transferências de terceiros. Entre as principais fontes de recursos estão a LLF Tech Participações, com R$ 2,37 milhões, e a G4 Entretenimento e Tecnologia, com R$ 772 mil.

Lulinha é investigado sob suspeita de sociedade com o empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS, apontado como um dos principais alvos da chamada Farra do INSS, escândalo envolvendo descontos ilegais em aposentadorias. A defesa do empresário afirma que ele não tem relação com o investigado nem com os descontos indevidos e informou que prestará esclarecimentos ao Supremo Tribunal Federal, instância responsável pela condução do caso.

Tarcísio se reúne com Flávio Bolsonaro: "vamos fazer história juntos"

fevereiro 28, 2026

O senador Flávio Bolsonaro (PL), pré-candidato à Presidência da República, se reuniu com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), na manhã desta sexta-feira (27), na capital paulista. Em uma publicação nas redes sociais, ele afirmou que os dois vão fazer "história juntos".

"Vamos fazer história juntos, construindo o 'Projeto Brasil' para recolocar o país no caminho da prosperidade. Meu amigo Tarcísio, vamos estar juntos não apenas em São Paulo, mas devolvendo a esperança a todos os brasileiros", escreveu.

Tarcísio e o filho mais velho do ex-presidente Jair Bolsonaro discutem o apoio mútuo nas campanhas à presidência e à reeleição ao governo paulista. De acordo com a coluna de Eduardo Gayer, Flávio quer fechar quanto antes quem serão os candidatos a senador e vice-governador em São Paulo, enquanto Tarcísio tenta ganhar tempo e estancar a pressão do PL por mais espaço na chapa.

O café da manhã ocorreu poucas horas antes de uma homenagem ao presidente do PL, Valdemar Costa Neto, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). O evento reunirá autoridades da centro-direita paulista.

Na postagem desta sexta, Flávio afirmou que "é necessário resgatar a capacidade de estabelecer consenso em torno de uma visão de futuro". Não é a primeira vez que o "filho 02" fala em sintonia entre a direita.

Após embates entre Michelle, Eduardo e Nikolas Ferreira, Flávio pediu união entre eles. "Está todo mundo querendo vencer a discussão, mas o que precisamos é vencer a eleição", disse.

Anvisa investiga 65 mortes após uso de canetas emagrecedoras

fevereiro 21, 2026

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) investiga 65 mortes registradas desde 2018 após o uso de canetas emagrecedoras indicadas para tratamento de diabetes tipo 2 e obesidade. Até o momento, não há confirmação de relação direta entre os óbitos e os medicamentos.

No mesmo período, o banco oficial da agência contabilizou 2.436 notificações de possíveis efeitos colaterais associados a essas medicações.

Atualmente, existem diferentes marcas no mercado, com princípios ativos variados. Esses medicamentos são indicados principalmente para pacientes com diabetes tipo 2 e obesidade.

No entanto, se tornaram populares entre pessoas que buscam acelerar a perda de peso, já que ajudam a controlar o apetite e a glicose no sangue.

A endocrinologista Cecília Coimbra explica que os medicamentos atuam na via intestinal.

“Elas agem tanto na via intestinal, melhorando a captação de glicose. Além disso, retardam o esvaziamento gástrico, o que aumenta a sensação de saciedade por mais tempo”, afirma.
Os 65 óbitos sob investigação envolvem relatos de possíveis casos de pancreatite associados ao uso dos medicamentos.

A Anvisa reforça que a apuração ainda não comprovou relação causal. Além disso, o uso sem acompanhamento médico pode aumentar o risco de complicações.

Anvisa apreende lote falsificado do Mounjaro
Nesta sexta-feira (20), a Anvisa determinou a apreensão de um lote falsificado do medicamento Mounjaro. A medida foi adotada após a fabricante identificar unidades com características diferentes do produto original, como impressão borrada do nome e erro no espaçamento da data de validade.

AInda de acordo com Cecília, a falsificação é uma das principais preocupações.

“O maior problema está na falsificação, porque existe uma indústria produzindo e dizendo que é genérico, e não existe genérico dessas medicações até o momento”, alerta.
Atualmente, a venda desses medicamentos ocorre apenas com retenção de receita nas farmácias, medida que, segundo especialistas, amplia a segurança para os pacientes — prática já adotada em países como Estados Unidos e nações da Europa.

Secretário de Itumbiara atira e mata os dois filhos de 12 e 8 anos

fevereiro 12, 2026

Thales Machado, secretário de Governo da prefeitura de Itumbiara, no Sul de Goiás, atirou e matou os dois filhos, de 12 e 8 anos, e em seguida cometeu suicídio na madrugada desta quinta-feira (12). O crime teria sido motivado por uma suposta traição. As crianças eram netas do prefeito da cidade, Dione José de Araújo. A Câmara Municipal da cidade decretou luto oficial de dois dias.

De acordo com o boletim de ocorrência, a equipe policial foi acionada após a recepcionista do condomínio informar que familiares de Thales haviam visto uma publicação dele nas redes sociais. No post, ele afirmava que mataria os filhos e depois tiraria a própria vida, citando uma suposta traição da mulher, mãe das crianças, como motivação.

Testemunhas que se dirigiram ao apartamento encontraram Thales deitado sobre a cama, com uma arma sobre o peito. Os filhos estavam feridos por disparos na lateral do crânio.

No interior da residência, a perícia identificou forte odor de gasolina e dois galões vazios, com capacidade aproximada de cinco litros cada. Equipes do SAMU constataram o óbito de Thales no local, e a arma foi recolhida pela perícia técnico-científica.

A Câmara municipal de Itumbiara declarou luto diante do acontecido:


"A Câmara Municipal de Itumbiara decreta luto oficial por dois dias, a partir desta quinta-feira (12/02/2026), em solidariedade à família do Chefe do Poder Executivo Municipal, Exmo. Sr. Dione José de Araújo, diante dos trágicos acontecimentos recentemente registrados no Município.

Durante o período de luto, estão suspensos os atendimentos ao público, bem como as atividades administrativas e legislativas da Casa, mantidos apenas os serviços considerados essenciais.

A Câmara Municipal manifesta seu respeito, solidariedade e profundo pesar neste momento de dor."

Em nota, a Polícia Civil de Goiás afirma:


“A Polícia Civil de Goiás informa que instaurou inquérito policial para apurar os fatos ocorridos na madrugada desta quinta, envolvendo Thales Machado e seus filhos. A investigação é conduzida pelo Grupo de Investigação de Homicídios de Itumbiara (GIH), que já adotou as providências iniciais cabíveis.

A Polícia Civil informa que, neste momento, o caso é tratado como homicídio consumado e homicídio tentado, seguidos de autoextermínio por parte do autor. Até o presente estágio, não há elementos que indiquem a participação de terceiros.

O GIH acompanhou os trabalhos da perícia técnico-científica até a remoção do corpo e segue em campo com levantamentos, oitivas e requisições periciais, preservando o sigilo do inquérito e respeitando a dor dos familiares.”

Quem era a estudante de psicologia encontrada morta após desaparecer ao sair do trabalho

fevereiro 11, 2026

A morte da estudante de psicologia Vanessa Lara de Oliveira Silva, de 23 anos, causou grande comoção em Pará de Minas e na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A jovem foi encontrada morta nesta terça-feira (10), em uma pista de caminhada no município de Juatuba.

Moradora de Pará de Minas, Vanessa cursava o 7º período de Psicologia na Faculdade de Pará de Minas (Fapam) e foi lembrada por colegas e professores como uma jovem tranquila, estudiosa e dedicada. O principal suspeito do crime foi identificado, mas segue foragido.


Entenda o caso

De acordo com a Polícia Militar, o corpo da estudante foi encontrado com sinais de violência na Rua Antônio Dias, no Centro de Juatuba. Um drone foi utilizado nas buscas.

Vanessa havia desaparecido após sair de uma unidade do Sine, onde participava da equipe de uma empresa responsável por um processo seletivo.

Em nota, a Polícia Civil informou que enviou equipe de perícia ao local e que o corpo foi encaminhado para exame de necropsia.


“O corpo será submetido a exame de necropsia. A PCMG aguarda a conclusão de laudos para atestar as circunstâncias e a causa da morte”, informou a instituição.
Suspeito foi identificado

A Polícia Militar identificou o suspeito como Ítalo Jeferson da Silva, de 43 anos. De acordo com familiares, ele teria telefonado para a família confessando o crime e afirmado que estava no Centro de Belo Horizonte. No entanto, até o momento, permanece foragido.

Ainda conforme parentes, o homem pediu dinheiro à mãe para viajar à capital e deixou a residência após tomar banho, dizendo que passaria a viver nas ruas.

As investigações seguem em andamento.
















Vanessa desapareceu na segunda-feira (9), após sair do estágio em Juatuba, cidade localizada a cerca de 35 minutos de onde morava. Ela fazia o trajeto diariamente de transporte coletivo.

Ministro do STJ pede afastamento após nova denúncia de importunação sexual

fevereiro 10, 2026

O ministro do Superior Tribunal de Justiça, Marco Aurélio Buzzi, apresentou atestado e pediu afastamento do cargo, após denúncias de importunação sexual.

A informação foi confirmada ao SBT News por magistrados da corte. Buzzi informou que possui problemas cardiológicos sérios e está internado no hospital DF Star. Segundo a assessoria do magistrado, ele tem implantados marca-passo e stent (um pequeno tubo inserido em artérias que auxiliam no fluxo sanguíneo).

O STJ marcou para esta manhã sessão extraordinária para dar andamento a processo administrativo contra o ministro, que pode, ao final, resultar em afastamento do magistrado.

Em mensagem aos colegas, revelada pelo SBT News, nesta segunda-feira (9), Buzzi afirma que irá provar inocência e reconhece que acusações desgastam e causam sofrimento ao STJ.

Piloto é preso em avião por suspeita de exploração sexual infantil em SP

fevereiro 09, 2026

Um piloto de 60 anos, da Latam, foi detido dentro de uma aeronave no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, nesta segunda-feira (9), suspeito de integrar uma rede de exploração sexual de crianças e adolescentes."

A prisão ocorreu durante os procedimentos de embarque de um voo para o Rio de Janeiro, fruto da Operação Apertem os Cintos, conduzida pela Polícia Civil de São Paulo, que investiga crimes como estupro de vulnerável, favorecimento da prostituição e produção e compartilhamento de pornografia infantil.

Segundo a Aena, responsável pela administração do aeroporto, a ocorrência não afetou os voos, que seguiram normalmente. Em nota, a LATAM Airlines repudiou a ação criminosa na qual o funcionário estava envolvido, afirmou que colaborará com as investigações e abriu apuração interna. A companhia destacou que, mesmo com a operação policial, o voo operou normalmente, decolando e pousando no horário previsto.

Além do piloto, uma mulher de 55 anos também foi presa, suspeita de receber pagamentos para facilitar que suas netas, de 10, 12 e 14 anos, fossem abusadas pelo piloto. Segundo a Polícia Civil, ele vinha atuando na rede criminosa há pelo menos oito anos.

Conduzida pela 4ª Delegacia de Repressão à Pedofilia do DHPP, a operação cumpre oito mandados de busca e apreensão e dois de prisão temporária na capital paulista e em Guararema, com 32 policiais e 14 viaturas.

O inquérito, iniciado em outubro de 2025, já identificou três vítimas, com 11, 12 e 15 anos, submetidas a graves situações de abuso. A Polícia Civil afirma que a rede apresentava estrutura organizada, com divisão de funções e atuação coordenada entre os investigados.

Segundo a corporação, a operação não descarta novas prisões ou a descoberta de outras vítimas. Os mandados foram autorizados pela Justiça devido à robusta materialidade dos crimes, fortes indícios de autoria e risco de destruição de provas digitais.

Pesquisa: Flávio Bolsonaro vence Lula no 2° turno

fevereiro 02, 2026

Pesquisa divulgada em 22 de janeiro pelo instituto Futura, em parceria com a Apex Partners, indica que o senador Flávio Bolsonaro venceria o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um eventual segundo turno. Flávio aparece com 48,1% das intenções de voto, enquanto Lula registra 41,9%, diferença de 6,2 pontos percentuais.

De acordo com o levantamento, Lula também perderia em cenários de segundo turno contra Tarcísio de Freitas, Ratinho Júnior e Ronaldo Caiado. O presidente venceria apenas Romeu Zema e Eduardo Leite nas simulações de segundo turno.
Cenários no 1° turno

Nos cenários testados para o primeiro turno, Flávio Bolsonaro lidera Lula em três simulações, todas sem a presença de Tarcísio de Freitas. O governador de São Paulo já declarou que não pretende disputar a Presidência em 2026 e manifestou apoio ao senador.

Lula aparece em primeiro lugar quando há maior número de candidatos alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro, o que dilui os votos desse campo político. Ainda assim, a maioria dos cenários é classificada como empate técnico, considerando a margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

A maior vantagem de Lula sobre Flávio — 3,7 pontos percentuais — ocorre em uma simulação que inclui Tarcísio, Caiado, Zema, Renan Santos e Aldo Rebelo.

O único cenário sem empate técnico mostra Flávio na liderança, com 43,8% contra 38,7% de Lula, diferença de 5,1 pontos percentuais. Nessa simulação, além dos dois principais nomes, aparecem Renan Santos e Eduardo Leite.
Metodologia

A pesquisa ouviu 2.000 entrevistados entre 15 e 19 de janeiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-08233/2026. O estudo teve custo de R$ 160 mil e foi financiado com recursos próprios da empresa de pesquisa.

Os dados reforçam que, nas simulações atuais, Lula venceria apenas Zema e Leite em um eventual segundo turno, enquanto Flávio Bolsonaro aparece à frente do presidente em confronto direto.
Pesquisa: Flávio Bolsonaro vence Lula no 2° turno
 
Copyright © Colônia News. Designed by OddThemes